3. Administração Pública e Gestão |
Disciplinas |
Ementa |
Objetivo |
3.1 Gestão de Pessoas no Setor Público |
Evolução da gestão de pessoas. Conceitos da gestão de pessoas. Processos de gestão de pessoas. Planejamento estratégico de pessoas. Gestão de equipes, gestão por competências e gestão do conhecimento. Gestão de pessoas no setor público: teoria e prática. Admissão e dispensa de servidores públicos. Cargos e salários. Programas de incentivos e benefícios. Prêmios e recompensas. Desenvolvimento de pessoas. Políticas de desenvolvimento de servidores. Carreiras: estruturação de cargos e funções no setor público. Avaliação de desempenho individual. Sistemas de informações gerenciais na gestão de pessoas. Higiene e segurança no trabalho. Qualidade de vida no trabalho. Gestão de pessoas no contexto da organização moderna. Tendências da área de gestão de pessoas no serviço público. |
Situar a Gestão de Pessoas no contexto da teoria administrativa atual através da sua perspectiva histórica e de seus principais conceitos e práticas;
entender o papel do planejamento estratégico de pessoas nas organizações; e estabelecer relações entre os conceitos e a prática de Gestão de Pessoas no setor público.
Compreender os processos operacionais do sistema de Gestão de Pessoas no setor público; compreender os processos de desenho de cargos, de carreiras e de admissão e dispensa de servidores; identificar o papel estratégico dos processos de desenhos de cargos, de carreiras e de admissão e dispensa de servidores.
Compreender os conceitos de remuneração, de treinamento, de desenvolvimento e o papel estratégico de cada um deles na Gestão de Pessoas; conhecer as principais técnicas de remuneração e incentivos,observando seu contexto; identificar o papel das técnicas de treinamento e desenvolvimento na gestão estratégica de pessoas.
Entender a conceituação, as potencialidades e os diversos métodos de avaliação de desempenho humano; analisar as novas perspectivas desse processo da Gestão de Pessoas; compreender a necessidade de um sistema de informação na Gestão de Pessoas e de descrever esses sistemas; conhecer os principais conceitos e sistemas de higiene e segurança no trabalho; e compreender o significado de qualidade de vida no trabalho, as suas bases teóricas e as características necessárias para implantação de programas que permitam a melhoria do clima organizacional.
Entender a diferença entre grupos e equipes e sua gestão; compreender a Gestão por Competências; adquirir noções sobre Gestão do conhecimento; conhecer as tendências para a área de Gestão de Pessoas no setor público.
|
3.2 Teoria Geral da Administração Pública |
A ciência administrativa e a contextualização no mundo moderno. A evolução do pensamento administrativo. Principais Escolas Administrativas. As atividades do processo administrativo: planejamento, organização, direção e controle. A relação entre níveis organizacionais, processo decisório e sistemas de informação. Visão geral das funções empresariais básicas: Marketing, Finanças e Contabilidade, Produção e Logística, Recursos Humanos.
|
Propiciar os conhecimentos básicos da Administração à Sistema de Informação.
Promover uma visão analítica do trabalho coletivo, de atividades de liderança, chefia e coordenação de pessoas e atividades em geral. Fornecer informações atualizadas sobre a constituição e funcionamento das empresas. Definir o que é Administração e o que é TGA.
Mostrar a importância da Administração nos dias atuais e como ela se tornou uma atividade imprescindível e a condução da Moderna Sociedade.
Explorar o conteúdo e objeto de estudo da Administração.
|
3.3 Contabilidade Para o Setor Público |
Elementos de contabilidade pública. Contabilidade Pública: métodos e sistemas de escrituração.
Receita e despesa pública. Aspectos fundamentais. Contabilidade orçamentária, financeira e patrimonial. Demonstrações contábeis: balanços, variações patrimoniais, consolidação e prestação de contas. Lançamentos contábeis. Planificação contábil. Contabilização em empresas públicas. Campo de aplicação da contabilidade pública. Patrimônio público. Exercício financeiro.
|
Compreender o arcabouço conceitual da contabilidade aplicada ao setor público para geração de informações que orientem a tomada de decisão e a instrumentalização do controle social, a partir da escrituração, da mensuração científica dos ativos e passivos, permitindo a evidenciação que contribua para a transparência do setor público. Pretende-se também aplicar a prática contábil no setor público por meio de aprendizado teórico-prático.
|
3.4 Controle Interno – Prevenção e Gestão de Riscos |
Conhece a origem dos Controles Internos; desenvolvimento de Controles Internos; as definições de Controles Internos. Estuda Controles Internos e Riscos; Princípios para avaliação de Sistema de Controles Internos; Principais Metodologias existentes; Limitações dos sistemas de controles internos; Importância e princípios dos controles internos; Elementos e classificação dos controles internos; Controles administrativos; Controles Contábeis; Controles de prevenção; Controles de Detecção; Meios para atingir um controle interno adequado; Análise dos principais ciclos de uma entidade e seus controles internos.
|
Conhecer aos alunos o conhecimento dos conceitos ligados à disciplina e a importância da aplicação destes conceitos na profissão e nas atividades de gestão de finanças públicas e auditoria, permitindo que o aprendizado relacione os aspectos teóricos às tarefas práticas do tecnólogo, consolidando-os com os conteúdos das matérias afins, objetivando fornecer o saber necessário ao desenvolvimento pleno das funções de tecnólogo em gestão de finanças públicas e auditoria governamental.
|
3.5 Licitações e Contratos Públicos |
A decisão de contratar, benefícios, custos, assimetria de informação. O Estado como principal contratante. O processo de licitação. Modalidades de licitação. O pregão eletrônico. Modalidades de contratos para prestação de serviços públicos: concessão, permissão, franquia, terceirização, convênio, contrato de gestão. Processo de contratação: adjudicação, assinatura do contrato. Execução do contrato. O gestor do contrato. Acompanhamento e controle do contrato. Avaliação dos resultados e dos impactos.
|
Analisar o processo de licitação no Brasil; discutir as diferentes formas de contratação disponíveis ao administrador público; descrever o processo de contratação no Brasil; discutir as atividades que podem ser objeto de contratação; analisar o papel do administrador no controle e na gestão de contratos.
Analisar as principais irregularidades em licitações e contratos
|
3.6 Finanças públicas e sistema orçamentário |
O Estado no desempenho da atividade financeira. O pacto federativo e a ordem financeira do Estado brasileiro. O sistema orçamentário: ciclo orçamentário, as peças orçamentárias e a ordem constitucional.
|
Fornecer ao aluno uma visão abrangente quanto ao aspecto jurídico da atividade financeira do Estado, incluindo as questões relacionadas às receita e despesa pública, ao orçamento e respectivo sistema de fiscalização, bem como noções sobre o crédito público e a legislação orçamentária.
|
3.7 Transparência pública e acesso à informação: teoria e prática |
Expor aos participantes os normativos que fundamentam as políticas de transparência e acesso à informação, além dos benefícios e desafios inerentes à sua implantação.
|
Expor aos participantes os normativos que fundamentam as políticas de transparência e acesso à informação, além dos benefícios e desafios inerentes à sua implantação.
Apresentar aos participantes o conjunto de ferramentas de transparência e acesso à informação, contribuindo para o empoderamento da sociedade sobre as ações de governo.
Racionalizar as pesquisas e pedidos de acesso à informação, por meio da apresentação de técnicas mais eficientes.
|